Primavera começa nesta quarta (22), com tendência de ondas de calor e pancadas de chuva intensas

Climatempo: no estado de SP a estação começa chuvosa, com acumulados acima da média e condições para vários dias de tempo severo e tempestades
Para o mês de novembro, são esperadas frentes frias para a Região Metropolitana de São Paulo (Uelson Henkell/Giro S/A)

Começa nesta quarta-feira (22), a partir das 16h21, a primavera. A estação é conhecida pelas cores vibrantes das flores e por ser um período de transição, principalmente no estado de São Paulo, entre tempo frio e seco do inverno, para o mais quente e úmido do verão.

De acordo com boletim meteorológico divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para a Região Metropolitana de São Paulo, o fim de setembro será marcado por maior incidência de energia solar, que causa significativa elevação nas temperaturas. Entretanto, ainda poderá ocorrer mudanças bruscas no tempo, com a chegada de frentes frias.

"É na primavera que são observados os dias com maior amplitude térmica (diferença entre a temperatura máxima e a mínima do dia) e quando também são registradas as maiores temperaturas máximas absolutas do ano, sobretudo nos dias que antecedem a chegada de frentes frias", explicou o órgão de meteorologia do governo federal.

A partir do mês de outubro, as pancadas de chuvas passam a ser mais intensa e frequentes, acompanhadas por raios, rajadas de vento e, por vezes, com granizo. Em novembro, devido ao fenômeno climático La Niña Madoki – a ação climática consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical e Centra l–, haverá mais frentes frias em todo o estado.

"Um aspecto especial do La Niña Modoki é estimular mais chuva durante a primavera do que no verão. O La Niña deve influenciar toda a primavera e o verão, porém, o fenômeno deve voltar aos padrões normais (perder a característica Modoki) no fim do verão 2021/2022", afirmou o Climatempo, em publicação. 

Veja mais notícias sobre Metrópole.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 16 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/