​Para atender a população adulta na vacinação contra a covid, cidades realizam novo planejamento para evitar filas aglomerações

Nos municípios de Araçariguama, Barueri e Cotia, estão sendo feito o pré-cadastro para a imunização. Já em Cajamar e Pirapora, a aplicação das doses tem sido feito por meio de escalonamento
Em Itapevi e Carapicuíba, as vacinas vem sendo aplicadas por meio do esquema de Drive-Thru (Divulgação/Governo do Estado de São Paulo)

Com a ampliação de mais grupos etários na vacinação contra a covid-19, anunciadas pelo governo do estadual nas últimas semanas, uma das principais preocupações dos moradores da região oeste da Grande São Paulo é com filas, aglomerações e também com a falta de doses dos imunizantes.

Paralelamente, houve um aumento na procura pelo cadastramento para a vacinação da população adulta. O município de Cotia enfrentou nas últimas quarta e quinta-feira (16 e 17), a instabilidade de seu site na sessão de agendamento, para a vacinação de pessoas com 40 anos. Segundo uma nota divulgada à imprensa, o espaço teve uma média de 50 mil acessos em um intervalo de 24 horas.

Para evitar essa situação, as cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste (Cioeste), também preparam formas de atender todos os munícipes no momento de se programar para a imunização contra o coronavírus. Confira abaixo como cada município tem se planejado para a aplicação das doses. Até o fechamento desta matéria, Jandira não respondeu com os dados solicitados.

Para atender as novas demandas de vacinação. Osasco ampliou os horários de funcionamento das UBSs (Divulgação/Prefeitura de Osasco)

Araçariguama

Em Araçariguama, para evitar aglomerações e filas na hora de tomar a vacina, a administração disponibilizou uma sessão em seu site para o pré-cadastrado da população de 18 a 59 para a vacinação. A cidade segue o calendário de imunização proposto pelo governo estadual de São Paulo.

"Assim que chegar a vez dela (de acordo com a faixa etária) ela recebe um código via WhatsApp informando horário, data e local de vacinação. Esta foi uma das maneiras que a gestão atual encontrou para manter o controle e garantir que toda a população seja vacinada", explicou a prefeitura à reportagem do Giro S/A.

Barueri

Para organizar o avanço das faixas etárias e o aumento do número de pessoas para serem atendidas, Barueri adotou desde o início o agendamento para a imunização em seu site, para evitar aglomerações. Segundo a administração, esse planejamento contribuiu para um melhor gerenciamento tanto do público, quanto da logística das vacinas, evitando assim desperdícios.

"Com públicos mais numerosos, como é o caso desse de 50+, foram ampliados os locais de vacina. Agora, além de três polos de vacinação, as doses também estão sendo aplicadas nas 13 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que não são referência para covid", explicou a administração municipal.

No município, os locais de imunização contra a covid-19 são na: Arena Barueri, Centro de Eventos, Ginásio de Esportes do Parque dos Camargos, UBS Armando Gonçalves De Freitas, UBS Benedito De Oliveira Crudo, UBS Hélio Berzaghi, UBS João De Siqueira, UBS José Francisco Caiaba, UBS Maria Magdalena Macedo, UBS Pastor José Roberto Rossi, UBS Pedro Izzo, UBS Raquel Sandrini Ruela, UBS Vince Nemeth, UBS Dra. Elisabete Izilda Duleba, UBS Edini Cavalcante Consoli, UBS Julio Lizart.

Cajamar

Para a reportagem do Giro S/A, a prefeitura de Cajamar explicou que na cidade, os principais polos de vacinação contra a covid-19, oferecem a imunização até às 19h. Nos dias com maior público, esse horário é estendido.

"As equipes de vacinação são organizadas de forma que o número de profissionais seja suficiente para atender o público a ser vacinado e a Prefeitura Municipal está contratando mais profissionais para atender a demanda. Os grupos de vacinação "sem comorbidades" são escalonados em um dia para cada idade, para evitar aglomerações", afirmou a administração municipal.

Carapicuíba

Em Carapicuíba, a prefeitura conta com dois polos de vacinação, no Estádio do Niterói e no Ginásio Ayrton Senna, e a partir de quarta-feira (23), inaugurará um terceiro.

"Os locais contam com profissionais de enfermagem e recepcionistas para auxiliarem na organização do local, assim como cumprimento das regras de prevenção e distanciamento. A cidade segue as normas estabelecidas pelo Plano São Paulo e realiza fiscalizações diárias para evitar aglomerações. Cabe ressaltar que Carapicuíba realiza a reserva das segundas dose", afirmou a prefeitura por meio de nota.

Cotia

A prefeitura de Cotia para evitar e aglomerações, tem realizado as vacinações contra o covid-19 por meio de agendamento. Dessa forma, segundo administração municipal tem uma noção de quantas pessoas passarão em cada um dos polos de vacinação e organizar o fluxo de distribuição dos imunizantes ao longo do dia.

"Em relação ao atendimento de novos públicos, a Secretaria de Saúde tem aberto o agendamento à medida que tem disponibilidade de doses, enviadas pelo Governo do Estado. Salientamos que, em Cotia, a faixa etária atendida é 40 anos ou mais, desde o dia 17 de junho", afirma a prefeitura.


Em Pirapora do Bom Jesus, as vacinações tem ocorrido de forma escalonada (Divulgação/Prefeitura de Pirapora do Bom Jesus)

Itapevi

Em Itapevi, as etapas de imunização vêm sendo feitas de forma escalonada. Para organizar a população, a partir das 15h é distribuído senhas nos pontos de vacinação. A imunização acontece sempre de segunda a sexta, das 08h às 16h.

"Na segunda-feira (21) foram vacinados moradores de 49 anos. No dia terça (22), pessoas com 48 anos. Na quarta (23), será liberada a vacinação para o público de 46 e 47 anos. Na quinta (24), pessoas de 44 e 45 anos e, na sexta (25), moradores com 43 anos. No sábado (26), será realizado o Dia D para todos os grupos etários que estão liberados a imunização", explicou a administração municipal ao Giro S/A.

Em Itapevi, há três pontos de vacinação contra a Covid-19: Comunidade Kolping Cristo Rei, Ginásio de Esportes e Cemeb Jornalista João Valério de Paula Neto. No Ginásio de Esportes e na Kolping, a imunização funciona no esquema Drive-Thru e pedestres, já em Amador Bueno, o atendimento é exclusivo para pedestres.

Osasco

Para atender a nova demanda de vacinação em Osasco, a prefeitura alterou os horários das UBSs e dos Centros de Atenção aos Idosos.

"Na rede de saúde, o munícipe não precisa fazer agendamento na Central 156, como exigido para vacinação no drive-thru. Porém, a fim de agilizar o atendimento nas unidades de saúde, além do documento com foto e comprovante de endereço, é necessário fazer o pré-cadastro no site Vacina Já", explicou a prefeitura por meio de nota.

Os imunizantes também estão sendo aplicados em quatro unidades da rede de farmácia Drogasil, nos bairros Bela Vista, Helena Maria Jaguaribe e Rochdale.

Pirapora do Bom Jesus

Em Pirapora do Bom Jesus, para evitar aglomerações tem realizada a vacinação de forma escalonada por idade. Na cidade, o cronograma prevê, nesta semana, a imunização de pessoas entre 45 e 53 anos e foi divido da seguinte maneira:

-21/06: 52 e 53 anos
-22/06: 50 e 51 anos
-23/06: 48 e 49 anos
-24/06: 46 e 47 anos
-25/06: 45 anos

"Além dessa medida, duas de nossas Unidades de Saúde da Família, no Jardim Bom Jesus e no Parque Payol, terão horário de vacinação estendido, até às 20h", afirmou a prefeitura por meio de nota.

Santana de Parnaíba

Ao Giro S/A, a prefeitura de Santana de Parnaíba que na cidade, "os munícipes fazem agendamento para se vacinarem e são chamados conforme a faixa etária e grupos prioritários indicados".

Vargem Grande Paulista

No município de Vargem Grande Paulista estão sendo vacinados pessoas a partir de 40 anos sem comorbidades e a partir de 18 anos com comorbidades.

"Para agilizar e facilitar, a Secretaria Municipal de Saúde implementou uma nova plataforma no site da Prefeitura, em que o próprio munícipe que faz parte dos grupos prioritários pode fazer seu cadastro prévio e agendar o dia/local/horário da vacina. As datas de vacinação são disponibilizadas conforme disponibilidade de doses, portanto os interessados devem consultar o site periodicamente", disse a prefeitura através de nota.

Veja mais notícias sobre MetrópoleCoronavírus.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 03 Dezembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/