Pandemia sob controle: Doria anuncia flexibilização do uso de máscaras

Medida considera os altos índices de vacinação e a melhora no cenário epidemiológico; uso obrigatório continuará em ambientes fechados e transporte público
Foram três notícias dadas na coletiva, todas ligadas aos resultados do combate à covid-19 (Divulgação/Governo de SP)

Em coletiva realizada nesta quarta (24), o governador João Doria (PSDB) anunciou que, a partir do dia 11 de dezembro, será retirada a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos em todas as 645 cidades do estado. A queda de 90% no número de óbitos em São Paulo, desde o pico da pandemia, e o avanço da vacinação com cerca de 75% da população já imunizada com as duas doses, são dois importantes fatores que permitem a desobrigatoriedade das máscaras. Entretanto, é importante ressaltar que a pandemia ainda não acabou e que em estações e centrais de transportes públicos e em ambientes fechados a obrigatoriedade continua valendo. Na data da coletiva, a taxa de ocupação de leitos de UTI no estado era de 21,6% e na Grande São Paulo de 27,6%.

Outra informação divulgada foi a mobilização que acontecerá nas unidades básicas de todos os municípios do estado, entre os dias 1º e 10 de dezembro. Será uma ação para que a população que ainda não tomou nem a segunda, nem a terceira doses, complete o seu esquema vacinal. De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula, são 4.3 milhões de faltosos. "É sim um número muito grande porque a pandemia ainda não acabou. É uma questão pessoal e de coletividade, e nós esperamos que as pessoas tenham realmente um final de ano mais tranquilo, com todos os membros de suas famílias vacinados", disse a coordenadora.

Na coletiva, Doria também falou sobre a retomada dos grandes eventos no estado, com a realização da Corrida da Esperança no próximo domingo (28). Ele informou que já são mais de 14 mil participantes e os organizadores esperam chegar a 15 mil. Quem estiver interessado em participar da corrida, ainda pode se inscrever até às 18h de sábado (26) presencialmente no Parque do Ibirapuera. No dia do evento, também ocorrerá um show com Carlinhos Brown e Daniela Mercury. No local, estarão disponibilizados um posto para realização de exames de câncer de mama e também um posto de vacinação contra a covid-19. Está sendo esperado um público de 40 mil pessoas.

Veja mais notícias sobre Metrópole.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 07 Dezembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/