Pandemia completa um ano e Grande São Paulo tem 70,8% de leitos de UTI ocupados

Em coletiva, governador anunciou o retorno de todo o estado para a fase laranja; anunciou a antecipação da vacinação de idosos de 80 a 84 anos para amanhã (27) e de 77 a 79 anos para quarta-feira (3/3), entre outras medidas
Governo estadual revelou que 70,4% dos leitos de UTI estão ocupados no estado e 70,8% na Grande São Paulo (Divulgação / Reprodução Freepik)

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), na coletiva de hoje (26) anunciou importantes medidas por conta do avanço da pandemia do coronavírus no estado, assim como em todo o Brasil. Um dia antes de o País completar um ano da confirmação do 1º caso de covid-19 (foi um paulistano que havia voltado da Itália e se internou no Hospital Albert Einstein), 1.582 pessoas perderam suas vidas. De acordo com Marco Vinholi, secretário de Desenvolvimento Regional do estado, esse número supera, atualmente, a marca diária de 110 países. O governo do estado revelou que 70,4% dos leitos de UTI no estado e 70,8% na Grande São Paulo estão ocupados neste momento.

Doria afirmou que não é hora de se descuidar, nem validar discursos negacionistas, que zombam do uso de máscaras e desacreditam as vacinas. Ele afirmou que é preciso mais empenho do governo federal para trazer mais vacinas para o País para que todos os brasileiros se imunizem e voltem a girar a economia. Também recomendou para a população que se protejam com distanciamento, uso de máscara e álcool gel e que não aglomerem. "A Vigilância Sanitária, a Secretaria de Segurança Pública e o Procon estão agindo juntos para multar os responsáveis pela realização de festas e eventos", informou.

O governador anunciou que a Grande São Paulo, devido ao aumento da taxa de ocupação de leitos de UTI, volta para a fase laranja, mais restritiva que a fase amarela. Nessa fase, os comércios funcionam até às 20h (não mais às 22h) e os bares ficam proibidos de atender seus clientes no local. O toque de restrição também está valendo entre 23h e 5h em todo o estado, que vive hoje a sua 2ª onda de covid-19, na qual a maior parcela de contaminados e disseminadores da doença são os jovens.

Vacinação
Até às 13h de hoje (26), o vacinômetro marcava 2.246.849 pessoas vacinadas, sendo que 1.756.619 com a primeira dose e 490.230 com a segunda. Todos os profissionais da linha de frente da covid-10 já foram imunizados e quase todos os profissionais de saúde também.

A vacinação de idosos entre 80 a 84 anos foi antecipada para este sábado (27) e para as pessoas entre 77 a 79 anos para quarta-feira (3/3).

Veja mais notícias sobre Metrópole.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 06 Dezembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/