​Outubro Rosa: Barueri e Cotia terão coleta de exames para prevenir o câncer e dia de beleza

Segundo um levantamento divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em fevereiro deste ano, a doença superou o câncer de pulmão e já é a forma da patologia com mais ocorrência em todo o mundo.
Até 2019, a patologia já ceifou cerca de 18.295, sendo 18.068 mulheres e 227 homens(Divulgação/Sociedade Brasileira de Mastologia)

Outubro é um dos meses mais importantes do ano, pois é neste período que se realiza a campanha de conscientização internacional para o controle de câncer, o "Outubro Rosa". Segundo um levantamento divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em fevereiro deste ano, a doença superou o câncer de pulmão e já é a forma da patologia com mais ocorrência em todo o mundo.

Em dados divulgados pela Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se para o ano de 2021 cerca de 66.280 novos casos da patologia no Brasil. Em relação ao número de mortes até 2019, a patologia já ceifou cerca de 18.295, sendo 18.068 mulheres e 227 homens.

Segundo Afonso Nazário, mastologista do Hospital do Coração (HCor), a atenção aos sinais e sintomas devem fazer parte da rotina ao longo do ano."O câncer de mama, em média, duplica de tamanho a cada 6 meses. Por isso, é muito importante que as mulheres respeitem o período de retorno proposto pelo médico e realizem seus exames – principalmente a mamografia – com regularidade", destaca Nazário.

Para incentivar a prevenção do câncer de Mama, as cidades que integram o Consórcio da Região Oeste (Cioeste) montaram um cronograma especial para conscientizar mulheres e incentivar à prática de esportes. Carapicuíba, Osasco, Jandira, Itapevi e Pirapora do Bom Jesus estão finalizando a elaboração de seus cronogramas com as atividades.

Até o fechamento desta reportagem, Cajamar, Vargem Grande Paulista e Araçariguama não responderam com os dados solicitados.

Confira abaixo as atividades programadas em Barueri, Cotia e Santana de Parnaíba.

A UBS Adauto, do Parque dos Camargos ofertará às mulheres serviços como limpeza de pele, manicure, corte de cabelo, hidratação e escova, tudo gratuitamente (Divulgação/Pexels)

Barueri

Em Barueri, as ações do "Outubro Rosa" começam a partir do 1º de outubro, a partir das 12h. A unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Adauto Ribeiro, do Parque dos Camargos ofertará às mulheres serviços como limpeza de pele, manicure, corte de cabelo, hidratação e escova, tudo gratuitamente.

Todo atendimento ocorrerá na avenida Brigadeiro Manoel Rodrigues João, 483, no Jardim Silveira, nas dependências da UBS Benedicta Carlota, pois a UBS Adalto está passando por reformas.

A unidade junto com as UBS João Siqueira (Jardim Regina Alice), Pastor José Roberto Rossi (Jardim Califórnia) e Pedro Izzo (Jardim Esperança) também irão realizar coleta de Papanicolau durante todas as quartas-feiras de outubro (dias 06, 13, 20 e 27), das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento. A unidade também estará disponibilizando as guias de requisição para mamografia.

No sábado (2), às 17h, acontece o espetáculo circense "Nós Podemos – Mulher Você é Forte e Irá Mudar o Mundo". O evento ocorrerá no Boulevard Central e retrará forma poética a dura rotina da mulher periférica, utilizando de histórias da vida de suas protagonistas e outras grandes mulheres periféricas, demonstrando suas lutas diárias para alcançar um lugar nessa sociedade preconceituosa.

Para melhorar a saúde da mulher, no dia 04 de Outubro, no ginásio José Corrêa, haverá o evento "Esporte Qualidade de Vida". A ação será um treino de Cross Training, na academia Mauro Corrêa, das 07h às 09h.

Também no dia 04, em frente à Estação Antônio João da Companhia Paulista de Trens (CPTM), haverá o pedágio com a distribuição do material campanha "Câncer de Mama não faz quarentena". Já no dia

A campanha se encerra no dia 27, 10h, no vão Livre Secretaria da Mulher O evento contará com a presença de autoridades do município, representantes da área da saúde, bem como as Pérolas Rosas, frequentadoras do Núcleo de Combate ao Câncer de Mama de Barueri.

Cotia

Em Cotia, durante todo o mês programação especial com ações educativas, distribuição de material informativo, coleta de Papanicolaou e realização de Mamografia sem a necessidade de agendamento.

A ação visa detectar precocemente o câncer de mama e colo do útero e conscientizar as munícipes para lembrar às mulheres da necessidade dos exames preventivos. A campanha tem como público-alvo, principalmente, mulheres com idade entre 25 e 69 anos. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's) haverá ações educativas, material informativo e orientação.

Para a realização de todos os exames serão necessários os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de Endereço de Cotia e Cartão SUS.

Mulheres de 40 a 69 anos de idade poderão realizar o exame de mamografia sem agendamento, de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h, durante todo o mês de outubro, no Setor de Diagnóstico por Imagem, na UBS Atalaia. O atendimento será limitado a 20 exames por dia e as mulheres serão atendidas por ordem de chegada.

A programação contará com ações educativas das 9h às 16h, no dia 2, no drive de vacinação contra a Covid-19, no Ginásio de Esportes; dia 6, das 17h às 20h, a Secretaria fará ação educativa na Feira Noturna de Cotia; e, no dia 8, das 15h às 18h, as ações acontecerão na Feira Noturna de Caucaia.

Mulheres com idade entre 25 e 64 anos de idade poderão comparecer à unidade básica de Saúde mais próxima e realizar a coleta do sem agendamento. Para atender as mulheres que não podem ir à UBS durante a semana, haverá coleta do exame nos dias 16 e 23 (sábado) com agendamento pelo aplicativo Saúde Cotia. Nos dois sábados a Saúde também oferecerá testes rápidos de HIV e Sífilis.

Santana de Parnaíba

Em Santana de Parnaíba, as ações do "Outubro Rosa", começam a partir de sábado, com a tradicional caminhada de conscientização no combate ao câncer de mama. A concentração será às 08h no Bolsão de estacionamento.

Veja mais notícias sobre Metrópole.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 07 Dezembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/