Sidebar Menu

Nova maternidade de Parnaíba estima ter 20 gestantes por dia

Unidade conta com mais de 100 profissionais de saúde

O primeiro bebê nascido na recém-inaugurada maternidade de Santana de Parnaíba ganhou o nome de Theo e nasceu com 3,260 quilos e 49 centímetros. "Não tenho palavras para expressar o carinho e atenção que recebemos de todos aqui", afirmou a mãe, Tamires Lima. Tamires era uma das cinco grávidas instaladas na unidade na inauguração. Segundo Dr. José Carlos Misorelli, secretário de Saúde, a previsão é ter 20 gestantes por dia.


Primeira da cidade, a Maternidade Santa Ana foi inaugurada no dia 1/8. Promessa de campanha de Elvis há pelo menos cinco anos, a unidade terá capacidade para 180 partos por mês e atendimento humanizado. Ela é integrada ao Complexo Hospitalar do Hospital Municipal Santa Ana.

A maternidade tem 21 médicos ginecologistas obstetras, 14 anestesistas e 14 neonatologistas. Ao todo, são cerca de 100 profissionais da saúde. São 21 leitos e UCI neonatal com dois leitos em virtude de ser Centro de Parto Normal de baixo risco. A sala de parto conta com infraestrutura para a realização de um parto humanizado, com banheira, bolas, entre outros equipamentos.

Segundo Evandro Fernandes, secretário de Obras, o investimento foi de R$ 5 milhões, fora equipamentos. "O projeto teve cerca de 18 atualizações", complementa Fernandes.

Através de emenda do deputado estadual Marmo Cezar (PSDB), o governador João Doria (PSDB) forneceu R$ 1 milhão para a manutenção da maternidade.

"A partir de agora iniciamos uma nova etapa no combate à mortalidade infantil. Com pré-natal de excelência e agora nossa maternidade, trazendo dignidade para as famílias da nossa cidade. Com isso damos um grande passo para a criação de uma geração de vencedores", destacou Elvis Cezar.

Veja mais notícias sobre Metrópole.