Sidebar Menu

​No Dia de Finados, somente o cemitério AlphaCampus, em Jandira, terá celebrações

Em Barueri, familiares poderão localizar jazigos com QR Code
Não haverá celebrações religiosas nos cemitérios municipais (Foto: Kerollyn Arrais/Secom-Barueri)

Por conta da pandemia do coronavírus, os cemitérios tiveram de mudar suas rotinas para se adaptar a nova realidade de inúmeras mortes provocadas pela covid-19. No Dia de Finados, celebrado na próxima segunda (2), as necrópoles municipais das onze cidades da região e as particulares Memorial Bosque Parque, em (Vargem Grande Paulista), Parques das Graças (Santana de Parnaíba) e Jardim Amigo (Itapevi) não haverá cerimônias religiosas ou cultos ecumênicos em homenagens aos sepultados. Entretanto, as cidades adotarão, para evitar aglomerações, os seguintes protocolos sanitários: medição de temperatura na entrada, totens de álcool em gel e o uso de máscara obrigatório tanto para funcionários quanto para visitantes. 

Entre os cemitérios particulares, somente o AlphaCampus em Jandira, realizará celebrações no feriado. Entre os eventos programados estão uma missa campal nas quadras de jazigos às 10h, uma revoada de balões às 11h e música ao vivo durante todo o dia, com músicos tocando no mirante da necrópole.

Confira abaixo como as cidades se organizarão neste feriado de Finados.

Em Osasco, os cemitérios começarão a funcionar a partir das oito horas (Foto: José Barbosa/Prefeitura de Osasco)

Em Barueri, para facilitar a localização de túmulos, estará instalado um sistema de consulta por meio de acesso ao computador e códigos de QR Code. Ambos os sistemas estarão disponíveis na entrada principal do cemitério, na administração. Segundo a Prefeitura, o visitante poderá digitar dados da pessoa falecida, como a data de nascimento, filiciação e a data de sepultamento.

Já em Itapevi, a prefeitura disponibilizará uma ambulância para atendimentos emergenciais. Haverá também um quiosque da Sabesp que fornecerá água potável. A venda de flores, assim como no ano anterior, estará proibida no estacionamento do cemitério. Além disso, a Guarda Civil Municipal (GCM) e o conselho tutelar farão uma ação combativa contra o trabalho infantil, quando famílias pegam gorjetas a menores de idade fazerem a limpeza dos túmulos. Também será disponibilizado um micro-ônibus do Expresso Saúde, que fará o trajeto Terminal – Cemitério Municipal (ida e volta), gratuitamente para a população, das seis às 17h.

Em Osasco, os cemitérios começarão a funcionar a partir das oito horas. Já em Santana de Parnaíba, a tradicional missa que ocorre na necrópole ocorrerá este ano na catedral e para participar é necessário agendar pelo telefone (11) 4154-2401. Em Cotia, a prefeitura pede que se mais do que uma pessoa tiver a intenção de visitar o mesmo jazigo que alternem o horário de visitação para evitar aglomeração no local. Já em Vargem Grande Paulista, o comércio de flores será permitido na parte externa da necrópole.

Veja mais notícias sobre Metrópole.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/

No Internet Connection