Sidebar Menu

Fundação Pró-Sangue necessita de doadores com urgência

Em estado crítico, estoque opera com apenas 40% de sua capacidade; veja como doar 
Os postos de coleta não oferecem riscos aos doadores (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

A fundação Pró-Sangue, vinculada à secretaria da saúde do estado de São Paulo, afirma que está com o estoque de sangue muito baixo e que precisa urgentemente de doadores. Devido à pandemia da covid-19 e baixas temperaturas, as doações registraram forte queda nas últimas semanas. 

Atualmente, o estoque opera com apenas 40% das bolsas necessárias para dar atendimento a mais de 100 instituições de saúde da rede pública da região metropolitana do estado. Em Osasco, as unidades atendidas são: o Hospital Regional, o Hospital Antônio Giglio e a Clínica UNASCO. 

Segundo infográfico atualizado no site da fundação, os sangues do tipo O+, O-, A-, B+ e B- estão em estado crítico, garantindo o abastecimento para apenas um dia. Já o A+ está em alerta, disponível para dois dias. De acordo com a instituição, a situação é preocupante, pois com a retomada das cirurgias eletivas, a demanda por sangue tem aumentando gradativamente ao longo das últimas semanas.

Ainda segundo a Pró-Sangue os procedimentos para doação continuam seguros e os postos de coleta não oferecem riscos aos doadores. Quem pode doar? Pessoas entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, necessitam de formulário de autorização); pesar no mínimo 50 kg; estar descansado e alimentado. É preciso apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Para garantir o atendimento no dia e horário escolhido, a população está sendo orientada a realizar o agendamento online pelo link prosangue.hubglobe.comOs postos de abastecimento mais próximos na Região Oeste da Grande São Paulo, são:

Posto Regional de Osasco
R. Ari Barroso, 355 - Presidente Altino - Osasco
De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30 e aos Sábados, das 8h às 16h

Posto Barueri
R. Angela Mirella, 354 Térreo - Jd. Barueri - Barueri
De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

Posto Clínicas
Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar - Cerqueira César 
De segunda a sexta, das 8h às 18h e aos Sábados, feriados e emendas, das 8h às 17h

Veja mais notícias sobre Metrópole.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/

No Internet Connection