​Feriado de 9 de julho: saiba o que abre e fecha na região

Nas cidades que integram o consórcio Cioeste, órgãos públicos e bancos não funcionarão na data que celebra o Dia da Revolução Constitucionalista de 1932
Em Barueri, a Farmácia Municipal funcionará interruptamente neste feriado (Alisson Roberto/Secom Barueri)

O feriado do Dia da Revolução Constitucionalista de 1932, celebrado na sexta-feira (9), não foi incluído nas datas comemorativas que foram antecipadas para conter o aumento da proliferação da covid-19 em todo o estado. Na região oeste da Grande São Paulo, nas 11 cidades que integram o consórcio *Cioeste, órgãos públicos e bancos terão seus horários alterados.

Giro S/A apurou com as prefeituras desses municípios, que não haverá expediente nas repartições públicas municipais. Entretanto, os serviços essenciais de saúde como Prontos-Socorros (PSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Postos de Pronto Atendimento (PPAs) e Serviços de Acolhimento Institucional (antigo albergue) e maternidades, seguem funcionando normalmente, bem como os serviços de segurança.

À reportagem, a administração municipal de Araçariguama informou que os comércios, mercados, farmácias e postos de gasolina irão funcionar normalmente. Em Barueri, a Farmácia Municipal funcionará ininterruptamente neste feriado.

Em Osasco, as feiras livres funcionarão normalmente nos locais e horários habituais. Os parques municipais também manterão horário normal. O Mercado Municipal terá expediente reduzido e funcionará das 7h às 13h.

Ao Giro S/A, a cidade também informou que as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os dois Centros de Atenção aos Idosos, um localizado em Presidente Altino e outro no km 18), estarão abertos nesta sexta-feira, das 10h às 16h, para atendimento exclusivo de vacinação contra a covid-19 de pessoas com 37+.

Em Osasco, a vacinação contra a covid-19 ocorrerá no feriado neste feriado (Marcelo Deck/Prefeitura de Osasco)

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento nas agências bancarias na data. A entidade afirma que nas áreas de autoatendimento e canais digitais estarão disponíveis para os clientes. Além disso, as contas de consumo, como água, energia, telefone e carnês com vencimento no dia 9, poderão ser pagas no próximo dia útil, na segunda-feira (12), sem acréscimo de juros.

Já o transporte público como o Metrô, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e ônibus municipais e intermunicipais da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), vão operar em esquema de feriado, com maior tempo de espera nas plataformas e nos pontos.

Já as unidades do Poupatempo da região e do Ganha Tempo em Barueri, também estarão fechados na sexta-feira. Segundo o governo paulista. O atendimento presencial ao público retorna no sábado (10), por meio de agendamento.

Entenda a data
A Revolução Constitucionalista de 1932 ocorreu entre os meses de julho de 1932. O conflito armado tinha como objetivo que tinha por objetivo derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas (1882-1954) e convocar uma Assembleia Nacional Constituinte. O levante paulista começou na data de 9 de julho.

Mais de duzentos mil homens armados de metralhadoras, granadas e canhões participaram do maior conflito armado da história do Brasil e uma das mais violentas guerras da América no século 20.

O número de mortos do lado constitucionalista chegou a 830 soldados. Desde 1995, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), institucionalizou o 9 de julho com feriado em todo o estado. 

*Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista.

Veja mais notícias sobre Metrópole.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 03 Dezembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/