Governo de São Paulo divulga calendário para 3ª dose da vacina contra a covid-19

Diferentemente do ministério da Saúde, que preconiza inicialmente a 3ª dose para pessoas acima de 70 anos, SP iniciará vacinação de quem tem mais de 60 anos a partir do dia 6/9
Doria anunciou que São Paulo iniciará o calendário da 3ª dose com as pessoas de mais de 90 anos de idade, entre 6 e 12/9 (Divulgação / Governo SP)

Em coletiva realizada ontem, 1º de setembro, no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, o governador do estado, João Doria (PSDB), anunciou o novo calendário de dose de vacina adicional contra a covid a partir do dia 6 de setembro, para quem mais de 60 anos de idade e já completou seu esquema vacinal. 

Diferentemente do ministério da Saúde, que preconiza iniciar a imunização de idosos a partir de 70 anos em 15 de setembro, o Comitê Científico de São Paulo indicou que o estado deveria iniciar a 3ª dose com pessoas dez anos mais jovens e também com imunossuprimidos (quem tem AIDS, câncer, entre outras doenças que diminuem a imunidade) acima de 18 anos para barrar a ação de novas variantes, principalmente da delta, já responsável por 46% dos casos em São Paulo.

Terceira dose
O calendário inicia com a imunização de pessoas com mais de 90 anos, entre 6 e 12/9; e segue com o público de 85 a 89 anos nos dias 13 a 19/9, de 80 a 84 anos e imunossuprimidos entre 20 a 26/9, de 70 a 79 entre 27/9 a 3/10 e de 60 a 69 anos em 4 a 10/10. O público estimado para tomar a vacina adicional é de 7,2 milhões de pessoas. De acordo com o médico Marco Safadi, presidente do departamento de infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, convidado para a coletiva, "a 3ª dose é a melhor ferramenta estratégica para esse público, que é mais vulnerável a novas infecções pela covid".

O infectologista e coordenador científico da Sociedade Brasileira de Infectologia, Sergio Cimerman, também convidado para a coletiva, complementou, dizendo que "nenhuma vacina tem efeito esterilizante, entretanto uma terceira dose tem o poder de diminuir as formas mais graves da doença e os óbitos desencadeados pela covid". Ele ainda reiterou a importância da segunda dose para quem perdeu o prazo e não completou o seu esquema vacinal.

Confira calendário divulgado pelo Governo do Estado de São Paulo:

Veja mais notícias sobre Metrópole.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 03 Dezembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/