Sidebar Menu

​Entre as cidades da região, somente Barueri, Cajamar, Parnaíba e Osasco oferecem atendimento veterinário gratuito

Há serviços como internação 24h e cirurgias de alta complexidade
Osasco disponibiliza assistência em duas unidades de hospitais veterinárias (Foto: Edvaldo Santana/Giro S/A)

Os animais de estimação deixaram ser simples companheiros e passaram a ser parte da família de muitos lares brasileiros. Entretanto, ter um pet pode significar um custo alto e muitos tutores nem sempre conseguem arcar com despesas que possam incluir atendimento veterinário. Para aqueles que moram na região oeste da Grande São Paulo, as cidades de Barueri, Cajamar e Santana de Parnaíba oferecem atendimento gratuitos de consultas, exames e aplicações de vacina sem unidades básicas de saúde (UBS);enquanto Osasco disponibiliza assistência em duas unidades de hospitais veterinárias: A do Parque Industrial Mazzei, na zona norte do município, que possui internação 24h, cirurgias de alta, média e baixas complexidade, acupuntura e consultas; e zona sul, a Manchinha, no Jardim Wilson. 

Já em Cotia, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Pirapora do Bom Jesus e Vargem Grande Paulista , há serviços de castrações oferecido pela prefeitura e em alguns casos, inclusive por meio de parcerias com clínicas particulares e públicas. Até o fechamento desta edição, a prefeitura de Araçariguama não respondeu à reportagem do Giro S/A com os dados solicitados. 

Confira abaixo quais serviços são oferecidos em cada cidade.
A especialidade mais procurada no Hospital Veterinário Parque Industrial Mazzei é a ortopedia (Foto: Edvaldo Santana/Giro S/A) 

Osasco

A cidade de Osasco possui dois hospitais veterinários inaugurados em 2019, o Hospital Veterinário Manchinha, no Jardim Wilson; e a unidadee atendimentos 24h do Parque Industrial Mazzei. Ambos os centros médicos são administrados pela organização social Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa-SP).

Ao Giro S/A, a prefeitura informou que na unidade do Parque Industrial Mazzei, na Zona Norte, conta com funcionamento por 24h e desde sua inauguração em maio de 2019, já foram realizados mais de 30 mil atendimentos de consultas, quatro mil cirurgias e 80 mil medicações. Diariamente são liberadas 50 senhas a partir das 7h30, para consultas e retornos. Já no período da tarde, são atendidas casos de especialidade e procedimentos cirúrgicos.

"Fazemos uma triagem dos casos e aqueles que são de risco emergencial tem atendimento prioritário", explica o veterinário Guilherme Bogdanov, responsável pela unidade. " A rotina do hospital é bem intensa. A procura da população pelo serviço é bem grande.", completa o médico.

O centro veterinário do Parque Industrial Mazzei  atende casos de alta complexidades e as principais especialidades atendidas são endocrinologia, oftalmologia, ortopedia, cardiologia, acupuntura, castrações. Há também exames de raio-x, exames de imagem, laboratório clínico, contando com seis salas de atendimento de clínica geral e três centros cirúrgicos.

Já os principais procedimentos cirúrgicos realizados são retirada de tecidos moles e retirada de úteros devido à infecção de útero (piomera). "O serviço mais procurado é o de ortopedia por conta da grande quantidade de animais atropelados que atendemos", explica Bogdanov.

Na unidade Manchinha, são atendidos em média 90 casos por dia. O local conta com dois clínicos, dois cirurgiões, um anestesista, três enfermeiros, três auxiliares de limpeza e dois recepcionistas e realizará serviços de pequena complexidade: clínica médica, cirurgia geral, ultrassonografia e hemograma completo.

Serviço

Hospital Veterinário Público de Osasco - Unidade zona Norte
Endereço: avenida Lourenço Belloli, 1480, Parque Industrial Mazzei.
Telefone: 2829-6220.

Hospital Veterinário Público de Osasco - Unidade Manchinha
Endereço: avenida Franz Voegeli, 930, Jardim Wilson, zona Sul.
Telefone: 4376-0901.

Na unidade do Cepad II, há também o atendimento de emergência com veículo semi-intensivos, denominado "Resgate Animal" (Foto: Divulgação/Prefeitura de Barueri)

Barueri

Em Barueri, a prefeitura informou à reportagem que possui dois Centros de Proteção ao Animal Doméstico (Cepad), nos bairros Jardim dos Altos e Centro. Na primeira unidade são
realizados atendimentos clínicos de baixa complexidade e desde 2017, 3.874 animais foram atendidos. Já os animais silvestres são atendidos no de Triagem de Animais Silvestres (CETAS Barueri).

Segundo o poder público, o castramóvel da cidade já realizou 11.068 castrações. As ações ocorrem bimestralmente, com 450 vagas, onde 50% das vagas são para cães e 50% gatos. Dessas, 60% são para fêmeas e 40% para machos. Outros 3.005 procedimentos formam realizadas no Cepad, totalizando 14.073, desde 2017.

"Além de benefícios para saúde do animal, como redução da possibilidade de doenças reprodutivas, como tumores de próstata (macho) e nas mamas (Fêmeas). Evitar infecções uterinas em fêmeas (piometra) e pode reduzir o hábito de demarcar território e urinar em objetos da casa (machos)", explica a prefeitura.

Na Câmara da cidade também há um projeto para a ampliação do atendimento incluindo atendimento para média e alta complexidade está em andamento, conforme publicação dos Decretos nº 9195/2020 e nº 9212/2020.

Na unidade do Cepad II, há também o atendimento de emergência com veículo semi-intensivos, denominado "Resgate Animal", para cães e gatos em situação de rua e animais de grande porte (como cavalos) em situação de abandono.

A cidade também recebeu, na terça-feira (27), o prêmio internacional Cidade Amiga dos Animias. O município venceu na categoria "Gestão eficiente de instalações de triagem e realocação (abrigos, canis, gatis, lares temporários)".

A premiação é organizada pela organização não governamental (ONG), Proteção Animal Mundial (World Animal Protection), que e reconhece as melhores iniciativas governamentais da América Latina no manejo humanitário de populações caninas e felinas.

Serviço
CEPAD I
Endereço: Rua Vera Cruz, 340, Bairro dos Altos.
Telefone: (11) 4198-0819.
CEPAD II
Endereço: Avenida Anhanguera,200 – Centro.
Telefone: (11) 4706-3953.


 Carapicuíba

Ao Giro S/A, a prefeitura de Carapicuíba lançou em 2018, o programa "Meu Pet Legal", que já realizou mais de 3.500 castrações gratuitas de cães e gatos, em 17 edições. Em cada edição, o programa beneficia cerca de 200 animais. O projeto é realizado uma vez por mês em um bairro diferente. Os cadastros são feitos previamente e os responsáveis recebem orientações sobre o pré e pós-operatório. Cada morador do munícipio pode castrar até dois animais. A cidade não conta com uma UBS dedicada aos pets.


Cotia
A Prefeitura de Cotia informou que mantém a campanha de castração de cães e gatos mensal. A ação segue suspensa por conta da pandemia do coronavírus, desde marços deste ao. No entanto, nos anos anteriores, a campanha esterilizou e microchipou 300 animais por mês, gratuitamente. A cidade também não possui uma UBS Pet.

Itapevi
As ações do castramóvel de Itapevi iniciaram, segundo a Prefeitura, em 15 de fevereiro de 2020. No total já foram castrados mais de 3.314 cães e gatos, sendo 776 em março, 765 em abril, 541 em julho, 608 em setembro e 624 em outubro. A cidade estima atender 100 animais por evento. A cidade também não uma UBS dedicada aos animais de estimação.

Santana de Parnaíba

Inaugurada em agosto de 2020,a UBS Pet de Santana de Parnaíba e atende, em média, de 10 a 15 animais atendidos por dia. A unidade funciona de segunda a sexta-feira-feira, das 08h às 17h, com atendimento agendado previamente. As especialidades oferecidas são clínico, preventivo e procedimento de baixa complexidade. Entretanto, a prefeitura não informou os dados solicitados sobre o número de atendimentos.

Serviço
UBS Animal

Rua Profº Eugênio Teani, 244 - Jardim Benoá.
Horário: de 2ª a 6ª feira, das 08h às 17h,com atendimento agendado
Telefone: 4622-1427.

Cajamar
O município de Cajamar inaugurou sua UBS Pet em junho de 2020 e diariamente realiza em torno de 35 atendimentos e por volta de 680 mensais. Em quatro meses, a unidade já atendeu cerca de dois mil cães e gatos. De acordo com a prefeitura, a cidade não realiza procedimentos cirúrgicos e internações, somente atendimentos ambulatorial. O município já realizou também duas mil castrações.

Serviço
UBS Pet
Endereço: Centro de Eventos "Boiódromo", na avenida Deovair Cruz de Oliveira, 466, em Jordanésia
Horário: segunda a sexta, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. (11) 4447-1493.

Araçariguama, Vargem Grande Paulista e Pirapora do Bom Jesus não responderam à reportagem com os dados solicitados até o fechamento da matéria.

Veja mais notícias sobre Metrópole.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/

No Internet Connection