Em prevenção ao câncer de mama, cidades da região realizam mamografias até o fim do mês

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se para o ano de 2021 cerca de 66.280 novos casos da patologia no Brasil
Em Cajamar terá uma de rodas de conversa com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, através do autoexame (Divulgação/Prefeitura de Cajamar)

Outubro é um dos meses mais importantes do ano. É neste período em que a sociedade se mobiliza para combater uma das doenças que mais ceifa vidas em todo mundo: o câncer de mama. Em dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se para o ano de 2021 cerca de 66.280 novos casos da patologia no Brasil. Para ajudar mobilizar os munícipes a se prevenirem dessa enfermidade, as cidades da região oeste da Grande São Paulo estão diversas ações programadas.

Em Barueri, na próxima segunda-feira (25), a partir das 09h30, acontece a distribuição gratuitas de absorventes higiênicos, na EEFMT Professora Dagmar Ribas Trindade, na rua Porchat, 277, no bairro Maria Cristina. No mesmo dia, das 8h às 17h, as unidades básicas de saúde (UBS's) Armando Gonçalves De Freitas (Parque Imperial), Dra. Kátia Kohler (Engenho Novo), Edini Cavalcante Consoli (Jardim Tupã) e Hermelino Liberato Filho (Jardim Belval) irão realizar coleta de Papanicolau durante todas as quartas-feiras de outubro (dias 06, 13, 20 e 27), sem necessidade de agendamento. As unidades também estarão disponibilizando as guias de requisição para mamografia.

Em Cajamar terá uma de rodas de conversa com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, através do autoexame. O encontro, em parceria com a Secretaria de Saúde, será realizado no próximo dia 27 de outubro, às 10h, avenida Bento da Silva Bueno, bairro Jardim Paraiso.

Já em Cotia, durante todo o mês programação especial com ações educativas, distribuição de material informativo, coleta de Papanicolaou e realização de Mamografia sem a necessidade de agendamento. A campanha tem como público-alvo, principalmente, mulheres com idade entre 25 e 69 anos. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's) haverá ações educativas, material informativo e orientação. Para a realização de todos os exames serão necessários os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de Endereço de Cotia e Cartão SUS.


Cotia, Carapicuiíba, Itapevi e Osasco estão realizando agendamento para mamografias (Divulgação/Pexels)

O município de Carapicuíba também realiza até o fim do mês de outubro, exames de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos. Para agendar é necessário comparecer ao acolhimento da UBS mais próxima e realizar a solicitação da guia de encaminhamento para o exame.

Em parceria com o Governo Estadual, a prefeitura de Itapevi disponibiliza exames de mamografia que poderão ser realizados na rede estadual da região. O exame é agendado por meio de guia médica que deve ser solicitada à equipe de enfermagem nas unidades básicas de saúde ou no Centro de Referência da Mulher, na avenida José Michelotti, 194, Cidade Saúde, para encaminhamento à rede de atendimento especializada.

Até o fim de outubro, Osasco promove exames de câncer de mama e de colo do útero. Serão realizados exames de mamografia, ultrassonografia transvaginal e de mama, até o dia 29 de outubro. Os exames de mamografia serão ofertados para mulheres a partir dos 35 anos. A meta é distribuir 40 senhas por dia, de segunda a sexta-feira, sendo 20 no período da manhã, a partir das 8 horas; e outras 20, à tarde, a partir das 14 horas, na Rua Cônego Afonso, 57, no centro da cidade.

Já as mulheres com guia de solicitação de ultrassonografia transvaginal e de mama dos últimos 12 meses, poderão realizar os exames sem agendamento prévio, na Rua Eloy Cândido Lopes, 200, também no centro de Osasco. As interessadas devem comparecer aos locais indicados munidas de Cartão do SUS, RG e comprovante de endereço.

Já no domingo (23), a administração municipal irá fazer das 10 às 16 horas, a primeira edição do Outubro Pet Rosa. A ação ocorre no Pet Parque, na avenida Franz Voegelli, 930, no Jardim Wilson. Haverá uma palestra gratuita com a médica veterinária oncologista Mônica Barbella, para conscientizar a população sobre a ocorrência da doença em animais e a importância dos exames preventivos.

O evento também contará com uma feira de adoção muito especial. A maioria dos cães e gatos disponíveis para um novo lar venceu a batalha contra o câncer. Os animais serão entregues vacinados, vermifugados, castrados e microchipados.

Veja mais notícias sobre Metrópole.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 28 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/