Sidebar Menu

Dia do Sorvete: selecionamos algumas novidades da região para conhecer e celebrar a data

Há opções e sabores para os paladares mais exigentes
Gelato sabor Pistacchio, da Bacio di Latte, feito com matéria-prima da Itália (Foto: Divulgação/Bacio di Latte)

Brasileiro ama sorvete e os números não mentem: atualmente, são mais de dez mil empresas ligadas ao setor de sorvetes e gelatos no país, com faturamento acima de R$ 13 bilhões por ano, gerando mais de 100 mil empregos diretos. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria dos Sorvetes (ABIS), em 2019, foram consumidos mais de um milhão e cem mil litros de sorvete, com consumo per capita de 5,29 litros por ano. Muito aquém de países como a Nova Zelândia, que lidera o ranking de países que mais consomem o produto, 28,3 litros ao ano (por pessoa). Na sequência vem os Estados Unidos, com 20,8 litros (por pessoa). 

Mesmo com a repentina queda nas temperaturas em toda a região oeste da Grande São Paulo, o Dia do Sorvete, comemorado nesta quarta-feira (23), acaba sendo um convite irrecusável para não deixar a data passar em branco. Pensando nisso, a reportagem do Giro S/A selecionou algumas novidades de casas clássicas da região para quem não abre mão de aproveitar o lado bom da vida.

Osasco
A Frutiquello Sorvetes começou suas atividades em 2007 e oferece mais de 200 sabores divididos em massa, picolé, copos, potes e taças. Vale a penas apostar em sabores como amarena, jaboticaba, manjar de coco, Amarula e caipirinha. Av. Antônio Carlos Costa, 922 - Jardim Bela Vista. Telefone: (11) 3605-0673.

Barueri
Entre as sorveterias da cidade, uma das mais tradicionais é a Fujita, fundada 1958 por Massari Fujita. Um dos campeões de pedidos é o picolé de coco branco. A receita, criada no início da década de 1990, permanece a mesma, com muitos pedacinhos da fruta. Os sorvetes da casa são produzidos sem conservantes ou gordura vegetal. Av. Vinte e Seis de Março, 53 - Centro. Telefone (11) 4198-2270.

Já a Sorveteria Mega Sensação possui mais de 70 sabores de sorvetes à disposição. Para quem deseja fugir dos sabores clássicos como chocolate, morango e coco, a dica é o sorvete sabor chiclete, um dos favoritos do público infantil. Av. Capitão Francisco César, 203 - Vila Pindorama. Telefone: (11) 4382-6443.

Alphaville
No bairro dividido entre Barueri e Santana de Parnaíba, é possível encontrar duas unidades da Bacio di Latte, no Iguatemi Alphaville e no Shopping Tamboré. A marca chegou a ser apontada pela revista Vejinha e pelo jornal Folha de S. Paulo como a melhor sorveteria da cidade. Motivos para isso não faltam. Com raízes italianas, os irmãos milaneses Edo e Gigi mergulharam nos segredos das tradicionais receitas de gelato italiano e descobriram as mais incríveis matérias-primas pelo caminho. Inaugurada em 2011 na Rua Oscar Freire, em São Paulo, não demorou para a marca se espalhar por outras cidades. Hoje são 140 lojas espalhadas pelo país e duas unidades em Los Angeles, nos Estados Unidos. Não deixe de provar o gelato Pistacchio. Para produzir o sabor, a marca importa pistaches diretamente da Sicília, na Itália. Alameda Rio Negro, 111 Shopping Iguatemi Alphaville. Telefone: (11) 94363-3178. // Shopping Tamboré, Av. Piracema, 669. Telefone: (11) 4191-8554.

Sorvete sabor água de rosas, da Damp (Foto: Divulgação/Damp Sorvetes)

Santana de Parnaíba 
Na cidade há cinco anos, a Damp Sorvetes produz seus produtos apenas com ingredientes frescos e naturais, sem aromatizantes e sem corantes. Neste ano, a marca paulistana completou 50 anos de história. Tudo começou na década de 1970 com a união de quatro amigos italianos que, recém-chegados ao Brasil, sentiram falta de um gelato artesanal por aqui. O quarteto decidiu empreender e assim nasceu a fábrica da Damp no Ipiranga, em São Paulo. A sorveteria oferece mais de 100 sabores de sorvetes de massa, além dos picolés, cassatas e tartufos. Além dos clássicos, o menu contempla sabores como de tapioca, queijo, manjericão e capim santos. Há também gelato de flores (água de rosas e violeta).Recomenda-se apostar na combinação do manjericão com frutas vermelhas, ou quem sabe chocolate com pimenta, queijo brie com damasco, gorgonzola com nozes e queijo com goiabada. Calçada Régulo, 27 - Centro de Apoio II. Telefone: (11) 4688-0363.   

Cajamar
A história da rede Chiquinho Sorvetes começa nos anos 1980, quando o "O Chiquinho" abriu uma modesta sorveteria na cidade de Frutal-MG para seu filho Isaias Bernardes. O sorvete produzido pela marca caiu nas graças dos moradores e visitantes da cidade. A unidade de Cajamar existe há cinco anos. Entre os sabores, pode apostar sem medo de ser feliz noa de banana com Farinha Láctea, Ninho com Nutella e Ovomaltine. Anhanguera Parque Shopping, rua Jean Anastace Kovelis, 2.900 - Jardim Adelaide. Telefone: (11) 4408-6580.


Cotia
A sorveteria Frutos de Goiás está desde 2016 na Granja Viana. A marca foi inspirada na cidade de Goiás, famosa por seus doces e grandes cerrados, repleto de frutas típicas. A ideia é resgatar o paladar afetivo da infância. São oferecidos picolés com mais de 40 sabores de frutas diferentes, além da linha zero açúcar e os especiais leite condensado, doce de leite, brigadeiro, chocolate com menta e ninho trufado. Entre os mais exóticos estão: Pequi, Murici, Mangaba e Cajá-manga e o cajuzinho do Cerrado. Av. São Camilo, 1025 - Granja Viana. Telefone: (11) 4551-6838.

Veja mais notícias sobre Metrópole.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/

No Internet Connection