Devido à baixa de adesão, estado prorroga a campanha de vacinação contra a gripe

Nas cidades de Barueri, Itapevi, Osasco e Pirapora do Bom Jesus maior grupo vacinado foi o de crianças de seis meses a menores de seis anos
Em Osasco, cerca de 91 mil pessoas foram imunizadas contra a gripe (Marcelo Deck/Prefeitura de Osasco)

Devido à baixa adesão da campanha de vacinação contra a gripe, o governo estadual anunciou a prorrogação da ação e a distribuição dos imunizantes remanescentes para a população em geral. A medida foi divulgada na tarde da última terça-feira (6).

A ação começa na segunda-feira (12), após o termino da campanha dos grupos prioritários, como a dos trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a seis anos, gestantes, puérperas, indígenas, professores e trabalhadores das forças de segurança.

Segundo balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, 8,4 milhões de doses foram aplicadas nos públicos-alvo, correspondendo a uma cobertura vacinal de 45,9%, entre um total de 18 milhões de pessoas que integram as categorias indicadas na campanha. Com exceção dos indígenas – único grupo a atingir 100% de cobertura -, todos os demais públicos têm coberturas inferiores a 65%. Os dados foram divulgados na segunda-feira (5).

A reportagem do Giro S/A apurou que nas cidades de Barueri, Itapevi, Osasco e Pirapora do Bom Jesus, o maior grupo vacinado foi o de crianças de seis meses a menores de seis anos. Confira abaixo como está a imunização em cada cidade região que integra o consórcio Cioeste. Até o fechamento desta matéria, os municípios de Araçariguama, Cajamar, Carapicuíba, Jandira, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista não responderam com os dados solicitados.

Na região, maior grupo vacinado foi o de crianças de seis meses a menores de seis anos (Felipe Barros/Prefeitura de Itapevi)

Barueri
No município, segundo os registros do SI PNI, até o dia 5 de julho, foram imunizadas 60.799 pessoas contra a gripe. O grupo prioritário que mais vacinado foram as crianças de seis meses a menores de 6 anos, com a aplicação de 21.537 doses, correspondendo a 77% da cobertura vacinal esperada para este grupo.

Itapevi
Ao Giro S/A, a Prefeitura informou que já vacinou contra o vírus da influenza mais de 39 mil pessoas, sendo o principal grupo etário imunizado também o de crianças de seis meses a menores de seis anos.

Osasco
A cidade já aplicou 91.238 doses da vacina e a população alvo é de 247.404 pessoas, de acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. Além dos grupos etários priorizados, o município também já imunizou profissionais do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens (12 a 21 anos) que cumprem medidas socioeducativas. Esse público foi vacinado dentro da própria unidade onde trabalha ou cumpre medida.

No último dia 30 de junho, foram vacinados agentes das forças de segurança, salvamento e forças armadas. Além disso, o principal grupo etário imunizado também o de crianças de seis meses a menores de seis anos.

Pirapora do Bom Jesus
Apenas 0,6% do público-alvo foi vacinado contra a gripe até o momento. O índice corresponde a cerca de 3.561 pessoas imunizadas. O maior grupo foi o de crianças de seis meses a menores de seis anos: 1.634 doses foram aplicadas.

14 dias de diferença
O governo do estado de São Paulo salienta que aqueles que se vacinaram contra a gripe e estiver entre os grupos de vacinação contra a covid-19, deve respeitar um intervalo de 14 dias para receber doses destinadas a prevenção contra estas doenças.

Se houver interesse em intercalar o cronograma, como o imunizante contra o novo coronavírus é aplicado em duas doses, é possível receber a primeira, aguardar 14 dias para receber a da gripe, e depois esperar no mínimo mais 14 dias para receber a segunda dose. 

Veja mais notícias sobre Metrópole.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 18 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/