Sidebar Menu

Copa 2018: confira os horários de expediente nos dias de jogos na região

Apenas Barueri e Parnaíba não publicaram decretos alterando horários de trabalho

A chegada da Copa do Mundo altera o andamento de inúmeros segmentos e, com isso, surgem dúvidas em relação ao funcionamento dos estabelecimentos comerciais, bancos e órgãos públicos, sobretudo nos dias de jogos da Seleção Brasileira.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) haverá horário diferenciado para o atendimento do público nas agências bancárias nos dias de jogos. Com jogos às 9h, o atendimento ao público nas agências bancárias do interior, da capital e regiões metropolitanas será das 13h às 17h. Quando os jogos forem às 12h, o atendimento ao público nas agências será das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h. E nos dias em que os jogos acontecerem às 15h, o atendimento será das 9h às 13h. A Febraban esclarece, ainda, que os bancos deverão fixar em suas dependências aviso sobre o horário de atendimento nos dias de jogos do Brasil, com uma com antecedência mínima de 48 horas.

Já a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas informa que cabe aos empresários decidirem a respeito dos horários de abertura e fechamento dos estabelecimentos nos dias em que o Brasil entra em campo. Para isso, a confederação pede que os patrões levem em conta "movimento de consumidores, deslocamento dos funcionários e segurança" para evitar transtornos.

Escolas estaduais

O governo do Estado de São Paulo informou que as escolas da rede estadual não terão aulas nos períodos em que acontecerem os jogos da Seleção Brasileira. A determinação é baseada em decreto do governador Márcio França (PSB) publicado no Diário Oficial de terça-feira, 12, sobre o funcionamento das repartições públicas.

Segundo o decreto, nos dias em que os jogos da Seleção forem na parte da manhã, o expediente nas repartições públicas terá início a partir das 14h. Já nos dias em que os jogos se realizarem no período da tarde, o expediente se encerrará às 12h.

No caso das escolas estaduais, as Diretorias de Ensino deverão acompanhar e validar a elaboração dos planos de reposição das aulas não realizadas durante os jogos a fim de cumprir o cronograma previsto para o ano letivo.

BOX

Prefeituras publicam decretos

Na região, até o fechamento desta edição, apenas as Prefeituras de Osasco, Cotia e Itapevi publicaram decretos alterando o horário de expediente. Em Osasco, o prefeito Rogério Lins (Podemos) publicou o Decreto nº 11.687, que determina o horário do expediente das repartições públicas nos dois dias de jogos na semana. Segundo a publicação, no dia 22/6 o expediente terá início às 12h e no dia 27/6 o trabalho se encerrará às 14h. Já o prefeito de Itapevi, Igor Soares (Podemos) decretou ponto facultativo na sexta-feira, 22/6, e o encerramento do expediente ao meio-dia, em 27/6. Em Cotia, o prefeito Rogério Franco (PSD) determinou pelo Decreto 8.448/2018, que as escolas da rede municipal, bem como outros departamentos da administração, funcionarão a partir do meio-dia, em 22/6; e que em 27/06, o expediente da Prefeitura se encerra às 14h.

No entanto, os três decretos estabelecem que as unidades que prestam serviços essenciais e obrigatórios à população ou cujas atividades não possam ser interrompidas estão excluídas dos presentes Decretos e funcionarão normalmente, incluindo a Guarda Civil Municipal, Serviços de Trânsito, Unidades de Saúde e outros. A Câmara de Osasco, Cotia e Itapevi seguirão os horários adotados pelas Prefeituras.

Até o fechamento desta edição, as Prefeituras de Barueri e Santana de Parnaíba e as Câmaras dessas cidades informaram que não havia previsão de alteração de horário para acompanhar os jogos da Seleção Brasileira na Copa.

Veja mais notícias sobre Metrópole.