​Com investimento de R$ 5,7 milhões, novo cemitério de Itapevi está com 50% das obras concluídas

Empreedimento terá sete andares e capacidade de 5.000 gavetas. Memorial Parque Itapevi será a primeira necrópole vertical pública e 100% biossegura do estado
Até o momento, a estrutura de concreto armado do equipamento já está na etapa final de conclusão (Célio Júnior/Prefeitura de Itapevi)

As obras do novo cemitério de Itapevi estão em ritmo avançado e atingiram 50%. Localizado na Cohab, o Memorial Parque Itapevi será a primeira necrópole vertical pública e 100% biossegura do estado de São Paulo. O espaço terá sete andares com sistema distribuído de cinco mil gavetas.

Ao Giro S/A, a Prefeitura informou que o empreendimento está orçado em R$ 5,7 milhões e prevê o início de sua operação no primeiro trimestre de 2022. Até o momento, a estrutura de concreto armado do equipamento já está na etapa final de conclusão. Também estão em execução a colocação do piso intertravado das ruas internas e das quadras, a preparação das calçadas e instalações elétricas e hidráulicas, assim como o tratamento do concreto aparente das paredes do velório.

Além disso, houve início da implantação das gavetas biosseguras, que são peças únicas, sem emendas, produzidas em fibra de vidro e resina de garrafas pet. Segundo a administração municipal, este serviço será concluído em até cinco meses. Por não possuir nenhum poro, o sistema não possibilita o vazamento de líquidos e gases da decomposição dos corpos para as áreas externas de circulação. Ademais, o sistema evita que o ar, o solo e o lençol freático sejam contaminados com alto nível de enxofre lançado.

Com a inauguração do novo cemitério, o antigo no Jardim Julieta, suspenderá os enterros na parte pública (Felipe Barros/Prefeitura de Itapevi)

Sistema rotativo
O Memorial Parque terá um sistema rotativo de sepultamentos. A medida resolve a necessidade da criação de novas sepulturas com o passar do tempo, pois os cadáveres permanecem nas gavetas por três anos em um processo de decomposição. Após isso, são direcionados, posteriormente, para um ossário com identificação do sepultado.

O cemitério será utilizado para os novos enterros, uma vez que o atual, no Jardim Julieta, está no limite de sua capacidade. A necrópole terá sua manutenção garantida, mas sem novos sepultamentos na parte pública. Os enterros no novo campo santo serão mais rápidos, concluídos em até dez minutos, enquanto no modo convencional, são utilizados cerca de 55 minutos.

Velórios online
As salas de velório do Memorial Parque estarão equipadas com tecnologia para transmissão ao vivo das cerimônias de despedida. A ação permitirá que parentes e amigos de qualquer região do País e/ou do mundo possam participar ao mesmo tempo da última homenagem ao falecido.

Veja mais notícias sobre Metrópole.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 18 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/