Com frio recorde, Barueri, Itapevi e Osasco ampliam atendimento à população em situação de rua
Com a queda brusca das temperaturas desde quarta-feira (28), em praticamente todas as cidades da região oeste da Grande São Paulo, que compõem o Cioeste*, as prefeituras têm realizado ações para proteger os mais vulneráveis do frio intenso, principalmente no período da noite.
Em Barueri, os abrigos vinculados à administração municipal, como a Casa de Passagem e a Cáritas - Casa São Francisco de Assis, continuam preparados para receber quem os procurar, assim como a sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que oferece dormitório, espaço para higiene e refeições. Os horários da abordagem especializada foram ampliados para até a meia-noite e a oferta de cobertores e agasalhos novos também aumentou. Para ajudar alguém com frio, a prefeitura disponibiliza o telefone (11) 4199-0703.
Já em Osasco, as equipes municipais percorrem as ruas da cidade para acolher moradores em situação de rua, principalmente nas noites de temperaturas baixas. Eles são levados para os Centros de Acolhida, que têm alas masculina e feminina, espaço para pets e estacionamento para as carrocinhas. Ao ver uma pessoa em situação de vulnerabilidade, o morador da cidade pode ligar para o 156 ou (11) 3651-7080.
Na cidade de Itapevi, equipes das secretarias de desenvolvimento social, defesa animal e guarda municipal também oferecem abrigo à população em situação de rua em quartos de hotel. Os cães dessas pessoas são abrigados no canil e devolvidos posteriormente pela manhã aos seus tutores. O Bom Prato Itapevi também atende a esta população, fornecendo café da manhã, almoço e jantar. Quem quiser ajudar, pode ligar para o número (11) 4141-0474.
Cidades do Cioeste*: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista.
Veja mais notícias sobre Metrópole.
Comentários: