​Com autorização do governo estadual, cidades anunciam retorno da aulas presenciais

Vargem Grande Paulista confirmou o regresso das aulas presenciais para o próximo dia 29 de julho, enquanto Cotia, Osasco, Barueri e Carapicuíba retornam no dia 2 de agosto
Cajamar retornou suas aulas presenciais em maio (Divulgação/Prefeitura de Cajamar) 

Com a retomada econômica, a estabilização nos índices de óbitos e internações, bem como o aumento do número de vacinados contra a covid-19, o governo do estado de São Paulo autorizou que as escolas públicas e particulares poderão retomar as aulas presenciais com até 100% da capacidade a partir de agosto. A decisão foi anunciada no último dia 9 de julho.

A reportagem do Giro S/A apurou que a cidade de Vargem Grande Paulista confirmou o regresso das aulas presenciais para o próximo dia 29 de julho. Já os municípios Barueri, Carapicuíba, Cotia e Osasco retornam efetivamente com suas atividades educacionais no próximo dia 2 de agosto.

Já Itapevi, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Cajamar retornaram com as aulas presenciais ainda no primeiro semestre, com 50% da capacidade das escolas.

Até o fechamento desta matéria, Araçariguama não respondeu à reportagem com os dados solicitados.

Centro de Contingenciamento do Coronavírus recomenda o distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas (Divulgação/Governo de SP) 

Protocolos Sanitários
Para o retorno efetivo das aulas presenciais no próximo mês, o órgão estadual Centro de Contingenciamento do Coronavírus recomenda o distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas, planejamento das atividades para evitar aglomerações, sempre considerando a capacidade de cada unidade de ensino e o uso de máscara e de álcool em gel.

Em Cotia, a retomada das atividades educacionais será em formato de rodízio, atendendo 50% dos alunos de cada colégio, da creche ao Ensino Fundamental II. As aulas remotas continuarão a acontecer por meio da plataforma Google Classroom onde os professores disponibilizarão roteiros de estudos e atividades assíncronas (conteúdo disponibilizado dentro da plataforma), semanalmente. Os espaços também passaram por readequações para atender a demanda de distanciamento entre os alunos.

Ao Giro S/A, a Prefeitura de Barueri informou que todos os protocolos de segurança, equipamentos de proteção individuais e adaptações das unidades já estão finalizadas. O plano que definirá a porcentagem de alunos que deverão frequentar as aulas presencialmente já está sendo finalizado e será anunciado nas próximas semanas. Além disso, a administração municipal frisou que continuará oferecendo aulas remotas.

Com o retorno próximo, Vargem Grande Paulista irá seguir todos os protocolos determinados pelo Ministério da Educação.

Em Osasco, as aulas presenciais nas escolas públicas municipais voltam com 50% da capacidade de ocupação. Segundo o prefeito Rogério Lins, em uma publicação em suas redes sociais, "A decisão está alicerçada no relatório técnico da vigilância epidemiológica, que aponta neste momento, controle da pandemia e avanço na vacinação. Todas as escolas foram previamente preparadas com todos os itens necessários para este retorno com segurança". 

Veja mais notícias sobre Metrópole.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 26 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/