Sidebar Menu

Cidades reforçam ações de vacinação

Vacinas contra a febre amarela, gripe H1N1 e Polio estão sendo aplicadas na região. 

Até o momento neste ano, cerca de 8 milhões de pessoas em todo Estado foram vacinadas contra a febre amarela. O número ultrapassa a marca da vacinação no decorrer de 2017, quando 7,4 milhões de doses foram aplicadas. Mas o Ministério da Saúde recomenda reforço das ações e ampliação da imunização em todos 645 municípios.

Seguindo recomendação do Ministério da Saúde, Cotia passa a aplicar dose padrão contra a febre amarela nas 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, sendo que quem já recebeu a dose fracionada só deve ser vacinado novamente daqui a 8 anos, exceto se a pessoa for para o exterior, pois neste caso é exigido que o viajante tenha tomado a dose padrão.

De acordo com o secretário de Saúde de Cotia, Magno Sauter, a prevenção se faz necessária uma vez que a cidade é ladeada por área verde. "Muita gente tem contato frequente com primatas (macacos), os riscos são maiores, embora o macaco não transmita diretamente para os humanos.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, entre 2017 e 2018 Cotia apresentou 8 casos de febre amarela com 4 óbitos, letalidade de 50%.

Influenza

Santana de Parnaíba reforça a campanha de vacinação contra influenza, ampliando para crianç as de 5 a 9 anos e adultos de 50 a 59 anos. Os grupos de risco (crianças maiores de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, idosos acima de 60 anos e professores) que ainda não foram imunizados podem procurar as Unidades de Saúde que já participavam da campanha para receber a vacina, que é a trivalente (H3N2, H1N1 e Influenza B).

Polio e sarampo

Além da vacinação contra a influenza, a secretaria de Saúde de Santana de Parnaíba informou que até o dia 24/8, de segunda a sexta, das 9h às 16h30, estará vacinando contra a poliomielite, sarampo, além da atualização vacinal (atualização da carteirinha de vacinação), que será realizada nos postos de saúde.

Veja mais notícias sobre Metrópole.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/

No Internet Connection