Sidebar Menu

​Carapicuíba promove vacinação contra gripe e sarampo

A ação ocorre na quinta (30) e na sexta-feira (31)
Segundo a prefeitura, a última ação contabilizou cerca de 1.500 doses aplicadas (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

Acontece nestas quinta (30) e sexta-feira (31) a vacinação contra a gripe e o sarampo no Calçadão do Centro de Carapicuíba. A ação é promovida pela Secretária de Saúde e a acontece das 9h às 16h. 

Promovida pela Secretária de Saúde, a imunização será feita mediante a apresentação do RG, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e carteira de vacinação. Segundo a prefeitura, a última ação contabilizou cerca de 1.500 doses aplicadas.

As campanhas de vacinação contra gripe acontecem até 31 de agosto nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 16h.

A vacina contra o vírus influenza protege contra a gripe e o H1N1, porém não é eficaz contra a Covid-19. Ela diminui possíveis complicações decorrentes da gripe, como problemas respiratórios.

Já as doses contra o sarampo, segundo o Ministério da Saúde, são destinadas a crianças a partir de seis meses a adultos de até 49 anos. Para essa faixa etária, a vacina é indicada apenas para quem não tomou todas as doses necessárias.

No Estado

Segundo a Divisão de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, é incentivado o acompanhamento rigoroso da vacinação, atualização das carteiras vacinais, o aumento da adesão e o comparecimento aos postos de saúde para aplicação das doses previstas no calendário definido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

"No Estado de São Paulo, todo e qualquer cidadão que procurar alguma vacina de rotina nos postos pode ser imunizado e ter sua carteira atualizada conforme as diretrizes do PNI. A disponibilização de doses contra doenças que circulam no território é fundamental para garantir a imunização. Neste momento, é imprescindível que as pessoas lembrem-se de evitar aglomerações e respeitem a organização dos serviços, como medida de prevenção à Covid-19, protegendo-se também contra demais doenças para quais há vacinas disponíveis", explica a assessoria da Divisão.

Em relação à cobertura vacinal de 2020, a poliomelite foi de 73,5%, pentavalente de 93%, febre amarela de 67,5% e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) de 77,9%.

A campanha de vacinação contra a gripe, que ainda está em curso, já imunizou mais de 16 milhões e já atingiu 89,6% entre os públicos prioritários. Entretanto, esse segue ainda abaixo entre os seguintes públicos: crianças na faixa de seis meses a menores de seis anos (60,8%), gestantes (57,1%), puérperas (64,8%) e 47,7% entre pessoas na faixa de 55 a 59 anos.

O Estado também encontra-se em intensificação da campanha de vacinação contra o sarampo, que iniciou na última quarta-feira (15).

De acordo com a Divisão, a próxima campanha será da aplicação da tríplice viral em pessoas na faixa de um a 29 anos, que ainda não tomaram as duas doses previstas no calendário vacinal.

Veja mais notícias sobre Metrópole.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/

No Internet Connection