Sidebar Menu

Barueri recebe prêmio Inova Cidade

A Prefeitura desenvolveu um robô de atendimento que funciona o dia inteiro

Inteligência artificial usada no atendimento ao cidadão - Foto: Secom

Barueri conquistou na sétima edição do Smart City Business 2019 a premiação Inova Cidade pelo trabalho realizado na área tecnológica, que oferece solução para a Ouvidoria Geral da cidade. Foi desenvolvido um robô de atendimento que está disponível 24 horas por dia.

O chatbot, apelidado de "Bela" pela equipe do Centro de Inovação e Tecnologia de Barueri (CIT), é um assistente virtual que atende e registra todas as demandas em um sistema de ouvidoria on-line de forma humanizada e sem burocracias.

"Em 2017 iniciamos o Plano Municipal de Tecnologia e alinhamos aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, buscando ser uma cidade inteligente. Criamos recursos tecnológicos para melhorar a vida da população e aperfeiçoar os recursos da gestão pública", explica Jonatas Randal, administrador do Centro de Inovação e Tecnologia de Barueri (CIT).

"Com essa iniciativa, a prefeitura de Barueri proporciona agilidade no atendimento, padronização nas respostas e desburocratização nos processos de trabalho da Ouvidoria, sem dúvida um trabalho que merece reconhecimento", destaca Leopoldo de Albuquerque, presidente do Instituto Smart City Business.

Em 2018, o município conquistou outros prêmios: 1º lugar em Economia no Ranking Connected Smart Cities, 19ª cidade mais inteligente e conectada do País (Urban Systems), 2º lugar em Setor Público (IT Fórum Expo), "Cidades e Assentamentos Humanos Sustentáveis" no Global Forum on Human Settlements, etc.

Da esquerda para a direita: Luis Ricardo de Carvalho Assad, analista de negócios e projetos do CIT; Mauro Trimboli Jr., secretário de Relações Institucionais de Barueri; Leopoldo de Albuquerque, presidente do Instituto Smart City Business; Jonatas Randal, administrador do CIT; e João Azevedo Jr., diretor de Sistemas do CIT.

Veja mais notícias sobre Metrópole.

Veja também: