Sidebar Menu

Atitude solidária: grupo de amigos de Osasco se reúne para ajudar pessoas em situação de rua

Desperta OZ é um movimento criado por um grupo de pessoas que distribuem kits de produtos pela ruas de Osasco
Mesmo com a pandemia os amigos continuam se reunindo com todos os cuidados sanitários para distribuir kits com produtos de higiene, alimentos e vestuário (Foto: Divulgação Divulga OZ)

Em setembro de 2017, um grupo de amigos se uniu para criar um movimento chamado "Desperta OZ". Eles mesmos se definem como "amigos inquietos": inquietos com falta de ação das autoridades responsáveis, inquietos com o número de pessoas que perderam seus trabalhos, suas casas, sua autoestima e não conseguem sair da situação de rua, que a vida lhes impôs.

Antes da pandemia, essa turminha se reunia toda última sexta feira do mês na Praça da Padroeira, em Osasco, para montar kits e distribuir pelas ruas da cidade. Nos kits sempre havia produtos de higiene, roupas, calçados e lanches. Depois de março do ano passado, quando as restrições de contato humano se tornaram regra, os amigos continuaram sua campanha de arrecadação via internet, entretanto, sem deixar de distribuir os kits (que contêm: escova de dente, pasta de dente, sabonetes, papel higiênico, preservativo, desodorante, água, lanche, fruta, meias,cobertores, roupas e calçados), agora com todos os cuidados sanitários, como uso de máscaras, higienização constante das mãos e distanciamento seguro, mas não com menos amor.

De acordo com Thays Moraes de Souza, hoje o "Desperta OZ" conta com cerca de 80 voluntários, que contribuem com as arrecadações mensais, uma equipe de seis pessoas na organização, quatro no marketing e que já chegaram a uma média de 30 voluntários nas ações. "Logo no inicio da pandemia nos juntamos com o Instituto União e o Caminho (que retornou este trabalho recentemente) e fizemos uma ação no Bom Prato, distribuindo café da manhã e almoço. Hoje, as ações nas ruas continuam acontecendo com, no máximo, dez voluntários. Estamos aumentando o número de kits para 200, pois na última ação percebemos o aumento de pessoas nas ruas, famílias, mulheres, crianças. Agora estamos levando os kits prontos para evitar aglomeração. Na fase vermelha (e emergencial) não levamos roupas para diminuir o tempo nas ruas. Mas nosso principal objetivo é levar escuta, amor, relacionamento, visibilidade, amizade, conversa...", declara.

Como ajudar

O Desperta Oz mantém uma vaquinha permanente no https://abacashi.com/p/desperta-oz
Eles também arrecadam os materiais dos kits: escova de dente, pasta de dente, sabonetes, papel higiênico, preservativos, desodorantes, água, lanches, frutas, meias, cobertores, roupas e calçados.

Quem quiser saber mais sobre o movimento, basta acessar o Facebook: https://www.facebook.com/despertaoz

Veja mais notícias sobre Metrópole.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/

No Internet Connection