Sidebar Menu

Agendamento para castração de pets começa dia 27, em Barueri

O agendamento ocorrerá por meio do portal da Prefeitura de Barueri ou via telefone; serão disponibilizadas 450 vagas
Castração previne uma série de doenças em cães e gatos, além de diminuir o abandono de animais (Foto: Divulgação / Pixabay)

A cirurgia de castração de cães e gatos é um método de esterilização, que consiste na retirada do útero e ovários nas fêmeas e a retirada dos testículos nos machos. O procedimento só pode ser realizado por um cirurgião veterinário, que também avaliará a idade, saúde e condições do animal para a esterilização. 

Entre os benefícios do procedimento estão a diminuição drástica do número de animais abandonados, além do câncer de mama em fêmeas e algumas infecções comuns, porém, sérias, como piometra e hemometra, que podem ser fatais quando não tratadas. Já nos machos, há um menor índice de câncer de próstata e a diminuição do instinto territorialista do cachorro, podendo até mesmo amenizar um comportamento agressivo.

De olho na questão, a Prefeitura de Barueri vai iniciar o agendamento para a castração de cães e gatos no dia 27 de janeiro, com 450 vagas disponíveis. O procedimento cirúrgico nos animais ocorrerá no mês de fevereiro. O trabalho é de responsabilidade da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri. Tanto a marcação quanto a cirurgia são concedidas de forma gratuita.

Como agendar
O agendamento ocorrerá por meio do portal da Prefeitura de Barueri ou pelos telefones (11) 4199-1500, 4718-1789 e 97129-1789 (somente ligações), das 8h às 12h e das 13 às 17h ou até o término das vagas.

Para o animal estar apto ao procedimento, o interessado deve ter o Registro Geral do Animal - RGA (ele pode ser adquirido no Ganha Tempo e na Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente); informar o CPF do tutor, vinculado ao RGA; e possuir um endereço de e-mail válido. O animal terá de se enquadrar na faixa de sete meses até sete anos de idade e apresentar boas condições de saúde no momento da castração. Depois, o interessado deve imprimir a ficha de agendamento para apresentá-la no dia e horário determinados pela marcação e seguir as orientações pré-cirúrgicas.

Se o sistema sofrer instabilidade, prejudicando o acesso do usuário no dia, a orientação é que os munícipes insistam nos dois meios de agendamento para conseguirem ser atendidos. Mas quem não conseguir agendar para este mutirão, não tem problema, novos agendamentos estão sendo elaborados para atender os munícipes.

Veja mais notícias sobre Metrópole.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/

No Internet Connection