Sidebar Menu

Adeus tíquete de papel: CPTM e Metrô passam a vender apenas bilhetes digitais até o fim de maio

Ao todo, 16 estações da malha ferroviária paulista foram contempladas com a novidade, inclusive a linha 9-Esmeralda da CPTM
Ao todo, 16 estações da CPTM e do Metrô receberam a tecnologia (Alexandre Carvalho/CPTM)

A Companhia Paulista de Transporte Metropolitano (CPTM) e o Metrô começaram a vender os novos bilhetes com QR Code no lugar do tradicional bilhete unitário magnético. Ao todo, 16 estações da malha ferroviária paulista foram contempladas com a novidade. A linha 9-Esmeralda da CPTM, que liga Osasco à região sul da capital possui uma de suas estações com a tecnologia, a Autódromo.

O novo serviço começou a funcionar nesta segunda-feira (26). Segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, com o novo bilhete digital a economia possa chegar a R$ 100 milhões por ano. O valor da passagem será mantido, no valor de R$ 4,40.

Tecnologia recebeu o nome de TOP (Divulgação/CPTM)

Todas estações da CPTM e do Metrô estão adaptadas para o uso do bilhete digital, impresso ou no celular, com duas catracas sinalizadas e preparadas com a tecnologia para leitura do código, impresso ou por meio da tela do celular, com o aplicativo TOP, disponível para os sistemas Android e iOS. A passagem tem validade 72 horas, após a emissão do código.

É recomendado que não o amasse, dobre, rasgue ou molhe, inclusive com álcool em gel, para evitar que o código seja inutilizado. Neste período de mudança, haverá funcionários auxiliando na compra e emissão de bilhetes digital. A Secretaria dos Transportes Metropolitanos tem a expectativa que até o fim de maio a tecnologia esteja funcionando de forma completa.

Além da linha 9-Esmeralda, as outras estações que receberam o serviço são: Tamanduateí (Linha 10-Turquesa), Dom Bosco (Linha 11-Coral) e Aeroporto-Guarulhos (Linha 13-Jade), São Judas (Linha 1-Azul), Paraíso (linha 1-Azul e 2-Verde) e Pedro II (Linha 3-Vermelha).Há duas catracas com o leitor do código por estação.

Veja mais notícias sobre Metrópole.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/