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Yaris, o carro que faltava à Toyota

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Fazia tempo que a Toyota devia um carro intermediário no mercado brasileiro. Em seu portfólio, o cliente teria de optar por um simples Etios (a partir de R$ 48.400) ou um Corolla, que parte de R$ 90 mil. Nesse gap agora surge um novo modelo nacional, o Yaris.

Disponível na versão hatchback e sedã, os modelos fabricados em Sorocaba (SP) possuem design agradável e moderno. São cinco versões de cada: o hatch tem a XL manual e XL CVT; XL Plus Tech CVT (todas com motorização 1.3 de 101 cv), XS e XLS, estas com câmbio CVT e motor de 1,5 litro que gera 110 cv. Os preços do hatch vão de R$ 59.590 a R$ 77.590. O sedã também vem nas mesmas opções, mas apenas com motor 1.5. Os preços ficam entre R$ 63.990 e R$ 79.990.

Alguns componentes são herdados de outros Toyota. Das transmissões, a manual é a de 5 velocidades adotada no Etios, mas a CVT que simula sete marchas vem do Corolla.

No interior, o acabamento exagera um pouco nas peças plásticas e seu melhor está no espaço se destacam. Atrás, por exemplo, sem o duto central fica mais confortável acomodar as pernas. O hatch oferece 310 litros de volume no porta-malas e o sedã, 473 l.

Entre os itens de série, a versão XL XL traz ar-condicionado, direção eletroassistida progressiva, computador de bordo com 7 funções, controle de estabilidade e tração, controle de cruzeiro, rodas de liga leve de 15″ com pneus 185/60 R15, vidros elétricos com função one-touch e acendimento automático dos faróis, entre outros. A XL Plus acrescenta ar-condicionado digital chave presencial, central multimídia com tela de 7″ e apoio de braço com porta-copo. Na opção seguinte, a XS traz a mais câmera de ré, computador de bordo com 8 funções, comandos no volante para o computador de bordo e central multimídia, acabamento em couro no volante e paddle-shift atrás do volante. A topo de linha XLS adiciona sete airbags (2 frontais, 2 laterais, 2 de cortina e 1 de joelho para o motorista), lanternas de LED, sensor de chuva, teto solar e retrovisores com rebatimento elétrico.

No Brasil, o hatch vai esquentar o segmento de carros relativamente novos, como VW Polo e Fiat Argo e um veterano consagrado, o Honda Fit. Com o sedã, vai brigar com Fiat Cronos e VW Virtus, além do Honda City. 

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