Sidebar Menu

Prefeito de SP endurece rodízio até aos finais de semana

Medida foi anunciada através de uma coletiva imprensa virtual
A avenida Francisco Moratto foi uma das vidas que sofreram bloqueios essa semana (Foto: Reprodução - TV Globo)

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciou na manhã desta quinta-feira (7) que a cidade de São Paulo adotará um rodízio mais restritivo, "Momentos extremos exigem medidas extremas", afirmou Covas, durante coletiva de imprensa virtual.

Nessa semana, a Prefeitura havia adotado um bloqueio restritivo em grandes avenidas nas Zonas Norte, Sul, Leste e Oeste. Como esses não funcionaram e geraram um inquérito público e civil, foi mantidas ações de caráter informativo com agentes de trazendo mensagens de prevenção aos motoristas.

A medida começa a valer a partir de segunda-feira (11), onde carros com placas com final par vão rodar em dias pares e veículos com final ímpar, nos dias ímpares. A medida irá valer para toda a cidade, não apenas o centro expandido como rodízio tradicional, durante 24 horas, inclusive nos fins de semana.

De acordo com a Prefeitura, taxis estão isentos de rodar. Já os motoristas de aplicativos terão de rodar nos dias de suas placas, seja par ou ímpar. Motos estão liberadas para rodar.

Para donos e funcionários e padarias, supermercados, pet shops, farmácias lotéricas e demais funcionários de serviços comerciais, também terão de seguir os dos dias determinados de suas placas.

Já os funcionários da área da saúde e outros serviços essenciais terão de pedir a isenção para continuar rodando pela cidade, através do e-maili: [email protected]. Os profissionais de saúde terão até dez dias para acionar a prefeitura para que sejam cadastrados e liberados.

A ação visa ampliar o isolamento social, que segue em baixa na capital. Na quarta-feira (6), foram registrados 40%. "Essa é uma medida necessária para que a gente evite ter que decretar o lockdown na cidade de São Paulo", disse Covas.

Para suprir a ampliação do rodízio, a prefeitura afirmou que irá ampliar a frota de ônibus na cidade. Serão disponibilizados mais mil ônibus e mais 600 que ficarão nos bolsões.

Entenda abaixo como funcionária o novo rodízio restritivo:

- Carros com placa final par (0, 2, 4, 6 e 8) só poderão circular nos dias pares;

-Carros com placa final ímpar (1, 3, 5, 7 e 9) só poderão circular nos dias ímpares;
-medida vale durante as 24h do dia e inclui sábados e domingos;

-Táxis são isentos;

- Aplicativos terão de rodar nos seus dias de placas, ou seja, par ou ímpar;

-Profissionais da saúde e agregados (técnicos, enfermeiros, funcionários que trabalham em hospitais) e ao setor de abastecimento (energia, gás, água), podem rodar normalmente;

-Veículos de imprensa são isentos desde que sejam cadastrados;

-Motoristas de caminhões deverão ser cadastrados para garantir a isenção.

Veja mais notícias sobre Autos.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/

No Internet Connection