Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

IBGE aponta 11,6 milhões de desempregados no País

Logo Giro

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 16,4 milhões de pessoas sem emprego ou que poderiam trabalhar mais horas se tivessem a possibilidade.
Os dados divulgados na quinta-feira (13) fazem parte de novos indicadores do mercado de trabalho lançados pelo instituto com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios​ Contínua (Pnad Contínua).
Com isso, a desocupação, referente a quem procura emprego e não encontra, subiu de 11,1 milhões para 11,6 milhões no segundo trimestre deste ano. A este total, soma-se mais 4,8 milhões de brasileiros que trabalham menos de 40 horas semanais.
O IBGE também divulgou a chamada ‘força de trabalho potencial’, que tem mais 6,2 milhões de pessoas que poderiam trabalhar, mas estão fora do mercado, porque não querem ou porque não encontraram o tipo de função que pretendem estar​ empregadas.

Hora de trabalho
A jornada média de horas trabalhadas ficou em 39,1 horas no segundo trimestre deste ano. No segundo trimestre de 2012, a jornada média era de 40,1 horas. Além disso, o IBGE verificou que 2,8% dos ocupados tinham dois ou mais trabalhos, enquanto que há quatro anos, o percentual era de 3,5%. Outro novo indicador da Pnad Contínua é o dos trabalhadores por conta própria com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). De acordo com o IBGE, no segundo trimestre deste ano, entre os 22,9 milhões de trabalhadores por conta própria, apenas 4,4 milhões (ou 19,3% do total) estavam registrados no CNPJ. No primeiro trimestre, eram 4,6 milhões entre 23,2 milhões (20%).

Receba nossas notícias em seu e-mail